ACESSIBILIDADE | ALTO CONTRASTE | MAPA DO SITE
TAMANHO DA FONTE: A- | A+
Facebook Instagram

HISTÓRIA DE PAIM FILHOVoltar >

Há relatos de que os primeiros habitantes da região do município de Paim filho tenham sido índios caigangues (coroados). No entanto, o primeiro morador oficialmente reconhecido foi o sr. Felisberto Manoel Theodoro, casado com Dona Rufina Barreto dos Santos, que teria fixado residência aos pés da cordilheira que corta a região, relativamente próximo do rio Inhandava(antigo Rio Forquilha), o que teria sido determinante para a escolha do pioneiro.

Água em abudância e terras férteis, embora ainda recobertas pela mata atlântica, teriam motivado o sr. Felisberto em sua aventura pela região. Conta-se que seria originário de Capoeiras (atual Nova Prata) e estima-se que sua chegada ao território painfilhense teria se dado no ano de 1893.

Possivelmente tenha se beneficiado dos estímulos do governo estadual para colonização da região norte gaúcha e recebido alguma área de terras do então município de Lagoa Vermelha para pagamento com vantagens importantes.

Os restos mortais do pioneiro e de sua esposa encontram-se no Cemitério Municipal de Paim Filho e seus descendentes ainda vivem no município.

O primeiro prefeito foi José Aracildes von Holleben, de 02.03.1962 a 31.12.1963. Nasceu em Sananduva-RS, em 14 de julho de 1911, filho de Luiz Alberto von Holleben e Rita Cândida da Rocha e Souza.